Presidente da Ielb Egon Kopereck falando sobre a união de pessoas do mesmo sexo
maio 18, 2018
Alas, SBB e Concórdia no dia das crianças
maio 18, 2018

Ulbra comemora 41 anos de atuação no Brasil

 
Ulbra comemora 41 anos de atuação no Brasil

Universidade Luterana do Brasil comemora 41 anos de atuação no Brasil

A Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) comemorou na última sexta-feira (16.08) os 41 anos de atuação no Brasil. Para o cumprimento de sua missão educacional, com base na confessionalidade, disponibiliza os saberes acadêmicos na garantia e na ampliação da cidadania da comunidade que a cerca.

A ULBRA assume como Missão institucional desenvolver, difundir e preservar o conhecimento e a cultura pelo ensino, pesquisa e extensão buscando permanentemente a excelência no atendimento das necessidades de formação de profissionais qualificados e empreendedores.

O Início

A abertura de uma escola de ensino básico pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), em 1911, na cidade de Canoas-RS, deu início à sua atuação na área da educação. Das Faculdades Canoenses, criadas em 1972, a Instituição passou à Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). O seu decreto de criação data de 1988 e o seu reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação veio em 1989.

A partir dos anos 80, a ULBRA expandiu sua ação educacional para fora dos limites do Rio Grande do Sul, e passa a caracterizar-se por ser multicampi. Hoje, a ULBRA está presente em 85 cidades distribuídas em 21 Estados do país. Em 20 delas, tem campi universitários e escolas instalados. Em outros 65 municípios, a Universidade mantém polos de educação à distância, número que passa a ser expandido no segundo semestre de 2013.

Legado

Já são mais de 160 mil profissionais formados pela Instituição, em todo o Brasil, para atuarem no mercado de trabalho. Na EAD, a ULBRA já formou 56 mil pessoas. Universidade é um espaço onde se desenvolvem projetos inovadores e de relevância socioeconômica, não só para a comunidade acadêmica como para as populações das regiões onde está inserida também. A abrangência nacional dá à ULBRA a experiência para valorizar inúmeras culturas, respeitar as regionalidades e refletir sobre a sua ação e intervenção positiva junto às comunidades. Ensino, pesquisa e extensão direcionam as ações desde a educação infantil aos cursos técnicos de ensino médio, de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação, nos níveis de especialização, mestrado e doutorado.

Ensino

A partir de abril de 2009, com a gestão focada exclusivamente na educação, a Universidade recebeu notas 4 e 5 (no índice de 1 a 5) das comissões de avaliação do MEC em mais de 70% dos cursos visitados nos campi do Rio Grande do Sul. O ensino ofertado reflete a capacitação do seu quadro docente, que tem mais de 70% de professores mestres e doutores. Também na modalidade de educação à distância a Universidade se destaca nos conceitos obtidos pelos alunos no ENADE.

A Rede de Escolas da ULBRA, constituída de 17 unidades no Brasil, oferece educação infantil, ensino fundamental e médio, ensino especial para surdos e educação profissional. Presentes em todas as etapas da formação das crianças e adolescentes, as escolas estão empenhadas em formar melhores cidadãos, dando a eles todo o suporte e orientação necessários para que sejam protagonistas da sua própria vida. Esse é um diferencial da Universidade, oferecer a formação educacional em todos os níveis, com a possibilidade do prosseguimento no ensino superior em uma instituição com a mesma filosofia.

Extensão

A Universidade é reconhecida por seus programas comunitários inclusivos, que destacam o meio ambiente, a sustentabilidade e a participação das pessoas. Mantém uma rede de cooperação permanente com entidades, instituições e empresas voltada para o apoio ao desenvolvimento científico, tecnológico e social. Essa interação inclui a oferta de cursos e diversas atividades extensionistas. A ULBRA ainda incentiva e promove atividades culturais, através de vários núcleos – orquestra de câmara, coral, teatro, dança e literatura.

Pesquisa

Alunos e professores da ULBRA podem participar de programas de intercâmbio acadêmico, científico e de cooperação, com 42 universidades estrangeiras, de 15 países. Também recebe alunos do exterior, proporcionando troca de informações e experiências. A produção científica realizada na Instituição abrange todas as áreas do conhecimento previstas pela CAPES e CNPq, e recebe importante apoio de diversos órgãos de fomento. Projetando o futuro, a Rede ULBRA de Inovação está implementando seu Parque Tecnológico e a Incubadora Tecnológica ULBRATECH, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento em todas as regiões onde está presente.

ULBRACOM

A ULBRA TV, a rádio Pop Rock e a Editora da ULBRA estão reunidas em uma mesma rede – a ULBRACOM. As retransmissoras da Rádio e TV, juntas, alcançam mais de 50% dos lares gaúchos. A ULBRA TV pode também ser acessada por retransmissoras em diversos Estados brasileiros, e em Rivera – Uruguai, assim como a programação da Pop Rock pode ser acompanhada via internet. O parque editorial e gráfico da Editora publica o material produzido pela comunidade acadêmica.

Esporte Universitário

Para os estudantes que estão nas escolas e campi da Universidade, são oferecidas diversas modalidades esportivas. Estruturas de ginásios e quadras ou de complexos esportivos, como o do campus Canoas, são palco da formação de atletas e do aperfeiçoamento de acadêmicos de cursos como Educação Física, Fisioterapia e Medicina.

ULBRA em números

Unidades de Ensino Superior – 15

Rede de Escolas – 17

Total de egressos da Universidade– 160 mil

Total de alunos nas Escolas – 7mil

Total de alunos no Ensino Superior presencial e a Distância – 59 mil

Egressos da modalidade EAD – 56 mil

Fonte: ACS/ULBRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *