Nossos Serviços

Serviços prestados pela Alas

Apresentação

A Associação Luterana de Assistência Social tem por objetivo promover a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência, à velhice e às pessoas portadoras de deficiência e promover a assistência gratuita à saúde e à educação, através de suas ações e projetos sociais. São eles:

  • Casa de Apoio Bom Samaritano
  • Capelania Hospitalar
  • Acreditar e Creditar


CABS - Casa de Apoio Bom Samaritano

Um breve histórico da CABS

Inaugurada em 2 de agosto de 2006, a Casa de Apoio Bom Samaritano firmou-se rapidamente como uma importante estrutura parceira dos hospitais da Grande-Vitória. Porém, não seria assim se não fossem os voluntários e todo o apoio recebido da IELB, através de seus distritos do Espírito Santo, paróquias e congregações, e ligas auxiliares (LSLB, JELB e LLLB).

Voluntários: Faxina da Casa de Apoio

O imóvel sede da Alas e da Casa de Apoio Bom Samaritano foi adquirido em janeiro de 2006. Devido estar fechado há meses, estava num estado lastimável. Numa filosofia de diminuir custos e de proporcionar oportunidades de atuação para o voluntariado luterano, vários voluntários participaram de uma limpeza geral e fizeram os reparos necessários.

LSLB-Disca: Campanha de Material de higiene e Limpeza e Projeto Distrital

Por ocasião do congresso distrital da LSLB-Disca, em maio de 2006, a Alas solicitou o apoio das servas através de campanha de arrecadação de material de higiene e limpeza para uso da Casa de Apoio Bom Samaritano, a ser inaugurada em agosto de 2006. A campanha foi um sucesso e garantiu que mais de 60 tipos de produtos, em quantidades variadas, fossem entregues a Alas, contribuindo significativamente para redução dos custos da Casa de Apoio com esse tipo de despesa. Além disso, a LSLB-DC elegeu a Alas como projeto distrital na gestão 2006-2008, especificamente contribuindo para a montagem da copa e cozinha da Casa de Apoio Bom Samaritano.

LSLB-Disca: “Chá de Casa Nova”

Também em parceria com os departamentos femininos da LSLB-Disca, a Alas organizou uma programação agradável, recebendo mais de 120 convidados que trouxeram sua contribuição para a casa nova da Alas e tomaram um gostoso café da tarde em comunhão com todos os que se fizeram presentes. Neste evento, foram recebidos mais de 400 itens necessários ao bom e prático funcionamento de uma casa.

Visitas da diretoria da Alas

Com a previsão de inauguração da Casa de Apoio em agosto de 2006, a diretoria da Alas percebeu a necessidade de visitar todos os órgãos auxiliares da IELB para incentiva-los a firmar e a manter o vínculo de auxílio financeiro com a Alas, pois, a partir da abertura da casa, os custos seriam certamente maiores e crescentes. Congressos Distritais e regionais, conselhos distritais de todo o ES, várias paróquias do Distrito Capixaba e muitos hospitais receberam representantes da Alas para parcerias.

Inauguração da sede da Alas e da Casa de Apoio Bom Samaritano

O imóvel sede da Alas e da Casa de Apoio Bom Samaritano foi oficialmente inaugurado em culto festivo no dia 6 de agosto de 2006, às 15h, no salão social do Colégio Americano Batista de Vitória, que, na época, localizava-se exatamente em frente do imóvel da Alas. Estiveram presentes cerca de 300 pessoas, entre luteranos, autoridades e convidados especiais. A liturgia do culto foi celebrada pelo Rev. Eiter Schneider, pastor em Vitória, e a mensagem foi proferida pelo Rev. Sérgio Luiz Marlow, pastor conselheiro da Alas (foto). Na época, a oferta do culto foi totalmente direcionada para os trabalhos da Alas, além do saldo da cantina organizada na garagem da sede da Alas, pelas servas da LSLB-Disca para venda de lanches e pães, demonstrando o apoio e a preocupação dos luteranos com a manutenção do trabalho que ora iniciava.

Inauguração Casa de Apoio Alas

Após este culto, o Conselheiro do Distrito Capixaba, Rev. Martinho Carlos Fach (foto), conduziu uma sessão cívica, momento em que os convidados e autoridades foram apresentados. Nesta ocasião também a Alas homenageou os distritos do Espírito Santo, através de seus respectivos conselheiros distritais, pela contribuição financeira tão importante para que a Alas desenvolva e mantenha esse e outros projetos sociais. Além deles, foi homenageado também o Capelão Hospitalar, Rev. Adavir Nathan Ahnert, pelos seus 10 anos à frente das atividades da Capelania Hospitalar do Distrito Capixaba.

Abertura e Funcionamento da Casa de Apoio Bom Samaritano

A Casa de Apoio Bom Samaritano (foto) foi inaugurada com 16 leitos, tendo capacidade total de 30 locais de pernoite, considerando-se a possibilidade do uso de colchões extras na sala de treinamento, em caso de necessidade. A Alas contratou um dedicado casal luterano que se utiliza da Casa de Apoio Bom Samaritano como residência e local de trabalho. A senhora Tereza Maria das Neves Littig responde pela coordenação do projeto Casa de Apoio Bom Samaritano e o senhor Odecio Littig é responsável pela manutenção do local, bem como serve de apoio para a sra. Tereza Littig. Essa dinâmica de trabalho perdurou até ser visível a necessidade de mais contratações ou de adequação de funções, conforme a demanda da Casa de Apoio e os orçamentos da Alas.

Após a abertura da Casa de Apoio foram feitos contatos, através de correspondências e/ou visitas, com todos os hospitais públicos da Grande Vitória, disponibilizando os serviços da Casa de Apoio mediante credenciamento da instituição hospitalar através do preenchimento de formulário que determina o nome dos responsáveis pelo encaminhamento de hóspedes devidamente informados e de acordo com as normas de funcionamento do local.

Inicialmente, não se previa o fornecimento de almoço, por razões do alto custo, porém as bênçãos de Deus foram tantas que as doações começaram a surgir e a Casa de Apoio nunca deixou de oferecer todas as refeições diárias aos seus hóspedes. De uma forma geral, entre os meses de agosto a dezembro de 2006, ano de sua inauguração, a Alas recebeu a doação de mais de 1.200 quilos de alimentos diversos, vindos das mais diferentes entidades e locais, luteranos e não-luteranos, em alguns casos, inclusive, ofertas anônimas. Inclusive, dentre tantos parceiros importantes para a Alas, convém citar a Padaria Monte Líbano, do Centro de Vitória, que abastece diária, gratuita e generosamente a Casa de Apoio Bom Samaritano com seus produtos, para o café da manhã e o café da tarde.

Capelania Hospitalar

Grandes desafios para a Igreja

O Serviço de Capelania Hospitalar foi implantado pelo Distrito Capixaba no ano de 1996. Através do então Capelão Hospitalar, Rev. Adavir Nathan Ahnert, muitos enfermos foram visitados e reconfortados em seu leito de hospital, atendidos em muitas de suas necessidades espirituais (orações, mensagens da Palavra de Deus, administração do sacramento da Santa Ceia para luteranos, batismos de emergência) ou materiais (remédio, alimentação, roupas, transporte, agilização de atendimento médico etc.).

ASSOCIAÇÃO LUTERANA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – ALAS
CNPJ 05.655.420/0001-20
Rua Washington Pessoa, 35, Parque Moscoso, Vitória/ES, CEP 29018-055
Site: www.alas.org.br
E-mail: alas@alas.org.br
Facebook: alas.vitoria
Telefone Cabs: (27) 3376-4058

A Alas precisa da união de esforços e de contribuições para se manter como ponto de apoio para pessoas em tratamento de saúde na Grande Vitória. As dificuldades são muitas e Deus tem despertado socorro e bênçãos a cada novo dia. Ajude a manter aberta a Casa de Apoio Bom Samaritano e os demais projetos da Alas! Saiba como:

1) Rua Washington Pessoa, 35, Parque Moscoso Vitória
1.2) Banco do Brasil – conta corrente 900.900-0 – Agência 5978-1.

2) Doações materiais:
Recebemos: alimentos; produtos de higiene pessoal e limpeza; fraldas geriátricas; roupa de cama (solteiro) e banho; roupas (mas/fem/inf) para bazar ou doações, etc.

3) Voluntariado:
Cadastre-se neste site e faça contato conosco para mais informações: 3222-4058.

4) Contrato de parceria:
Assista nosso vídeo institucional:

Para solicitar atendimento da Capelania Hospitalar da Alas, ligue para o telefone (27) 3222-4058 ou escreva para o e-mail capelania@alas.org.br.