CABS - Casa de Apoio Bom Samaritano

Apresentação

Inaugurada em 6 de agosto de 2006, a Casa de Apoio Bom Samaritano firmou-se rapidamente como uma importante estrutura parceira dos hospitais da Grande-Vitória. Porém, não seria assim se não fossem os voluntários e todo o apoio recebido da IELB, através de seus distritos do Espírito Santo, paróquias e congregações, e ligas auxiliares (LSLB, JELB e LLLB).

O imóvel sede da Alas e da Casa de Apoio Bom Samaritano foi adquirido em janeiro de 2006. Devido estar fechado há meses, estava num estado lastimável. Numa filosofia de diminuir custos e de proporcionar oportunidades de atuação para o voluntariado luterano, vários voluntários participaram de uma limpeza geral e fizeram os reparos necessários.

LSLB-Disca: Campanha de Material de higiene e Limpeza e Projeto Distrital
Por ocasião do congresso distrital da LSLB-Disca, em maio de 2006, a Alas solicitou o apoio das servas através de campanha de arrecadação de material de higiene e limpeza para uso da Casa de Apoio Bom Samaritano, a ser inaugurada em agosto de 2006. A campanha foi um sucesso e garantiu que mais de 60 tipos de produtos, em quantidades variadas, fossem entregues a Alas, contribuindo significativamente para redução dos custos da Casa de Apoio com esse tipo de despesa. Além disso, a LSLB-DC elegeu a Alas como projeto distrital na gestão 2006-2008, especificamente contribuindo para a montagem da copa e cozinha da Casa de Apoio Bom Samaritano.
LSLB-Disca: “Chá de Casa Nova”
Também em parceria com os departamentos femininos da LSLB-Disca, a Alas organizou uma programação agradável, recebendo mais de 120 convidados que trouxeram sua contribuição para a casa nova da Alas e tomaram um gostoso café da tarde em comunhão com todos os que se fizeram presentes. Neste evento, foram recebidos mais de 400 itens necessários ao bom e prático funcionamento de uma casa.
Visitas da diretoria da Alas
Com a previsão de inauguração da Casa de Apoio em agosto de 2006, a diretoria da Alas percebeu a necessidade de visitar todos os órgãos auxiliares da IELB para incentiva-los a firmar e a manter o vínculo de auxílio financeiro com a Alas, pois, a partir da abertura da casa, os custos seriam certamente maiores e crescentes. Congressos Distritais e regionais, conselhos distritais de todo o ES, várias paróquias do Distrito Capixaba e muitos hospitais receberam representantes da Alas para parcerias.
Inauguração da sede da Alas e da Casa de Apoio Bom Samaritano
O imóvel sede da Alas e da Casa de Apoio Bom Samaritano foi oficialmente inaugurado em culto festivo no dia 6 de agosto de 2006, às 15h, no salão social do Colégio Americano Batista de Vitória, que, na época, localizava-se exatamente em frente do imóvel da Alas. Estiveram presentes cerca de 300 pessoas, entre luteranos, autoridades e convidados especiais. A liturgia do culto foi celebrada pelo Rev. Eiter Schneider, pastor em Vitória, e a mensagem foi proferida pelo Rev. Sérgio Luiz Marlow, pastor conselheiro da Alas (foto). Na época, a oferta do culto foi totalmente direcionada para os trabalhos da Alas, além do saldo da cantina organizada na garagem da sede da Alas, pelas servas da LSLB-Disca para venda de lanches e pães, demonstrando o apoio e a preocupação dos luteranos com a manutenção do trabalho que ora iniciava.

Após este culto, o Conselheiro do Distrito Capixaba, Rev. Martinho Carlos Fach (foto), conduziu uma sessão cívica, momento em que os convidados e autoridades foram apresentados. Nesta ocasião também a Alas homenageou os distritos do Espírito Santo, através de seus respectivos conselheiros distritais, pela contribuição financeira tão importante para que a Alas desenvolva e mantenha esse e outros projetos sociais. Além deles, foi homenageado também o Capelão Hospitalar, Rev. Adavir Nathan Ahnert, pelos seus 10 anos à frente das atividades da Capelania Hospitalar do Distrito Capixaba.
Abertura e Funcionamento da Casa de Apoio Bom Samaritano
A Casa de Apoio Bom Samaritano (foto) foi inaugurada com 16 leitos, tendo capacidade total de 30 locais de pernoite, considerando-se a possibilidade do uso de colchões extras na sala de treinamento, em caso de necessidade. A Alas contratou um dedicado casal luterano que se utiliza da Casa de Apoio Bom Samaritano como residência e local de trabalho. A senhora Tereza Maria das Neves Littig responde pela coordenação do projeto Casa de Apoio Bom Samaritano e o senhor Odecio Littig é responsável pela manutenção do local, bem como serve de apoio para a sra. Tereza Littig. Essa dinâmica de trabalho perdurou até ser visível a necessidade de mais contratações ou de adequação de funções, conforme a demanda da Casa de Apoio e os orçamentos da Alas.

Após a abertura da Casa de Apoio foram feitos contatos, através de correspondências e/ou visitas, com todos os hospitais públicos da Grande Vitória, disponibilizando os serviços da Casa de Apoio mediante credenciamento da instituição hospitalar através do preenchimento de formulário que determina o nome dos responsáveis pelo encaminhamento de hóspedes devidamente informados e de acordo com as normas de funcionamento do local. A foto é um dos quartos da Casa de Apoio.

Inicialmente, não se previa o fornecimento de almoço, por razões do alto custo, porém as bênçãos de Deus foram tantas que as doações começaram a surgir e a Casa de Apoio nunca deixou de oferecer todas as refeições diárias aos seus hóspedes. De uma forma geral, entre os meses de agosto a dezembro de 2006, ano de sua inauguração, a Alas recebeu a doação de mais de 1.200 quilos de alimentos diversos, vindos das mais diferentes entidades e locais, luteranos e não-luteranos, em alguns casos, inclusive, ofertas anônimas. Inclusive, dentre tantos parceiros importantes para a Alas, convém citar a Padaria Monte Líbano, do Centro de Vitória, que abastece diária, gratuita e generosamente a Casa de Apoio Bom Samaritano com seus produtos, para o café da manhã e o café da tarde.